segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Desaparecimento de criança de 2 anos em Ourém, Santarém (Apareceu 25 horas depois a 2km da casa dos avós)


A Polícia Judiciária está a investigar o desaparecimento de uma criança de dois anos em Ourém, no distrito de Santarém.


- Martim desapareceu esta manhã na freguesia de Urqueira, em Ourém -


A Polícia Judiciária de Leiria está a investigar o desaparecimento de uma criança em Ourém, no distrito de Santarém. A criança desapareceu por volta das 9h desta segunda-feira, na freguesia de Urqueira, em Ourém, confirmou ao Observador a mãe da criança, Sandrina Silva.

A mãe explicou ao Observador que a criança desapareceu da casa dos avós. “O Martim estava em casa dos meus pais esta manhã, porque é a minha mãe quem toma conta dele”, conta Sandrina. De acordo com o relato da mãe, a criança estaria no exterior com os avós, naturais de Guimarães. Quando os avós tiveram de ir ao interior da casa “para colocar alguma coisa na mesa”, ao regressar, já não o encontraram.

Sandrina encontra-se neste momento na GNR de Ourém, onde irá prestar declarações.

“A minha mãe assim que não o viu começou a chamar por ele, e foi a uma rua abaixo à procura”, recorda. “Não estiveram no interior da casa nem 5 minutos”, explica a mulher.

Teresa Silva, amiga da mãe de Martim, contou ao Observador que se poderá tratar de um caso de alienação parental, visto que “a custódia do menino foi atribuída à mãe na última sexta-feira”. Nesse dia, o pai, que reside em França, “esteve cá, mas agora não sabemos se ainda cá está ou se mandou alguém para ir buscar o Martim”.

“Neste momento, desconfia-se que poderá ter sido o pai”, sublinha Teresa Silva.

No momento do desaparecimento, Martim estava a usar um polo azul e umas calças de fato de treino cinzentas.

A PJ confirmou ao Observador que está a investigar o caso mas não avançou mais informação. De acordo com a amiga da mãe, já se encontram no local cães pisteiros da GNR, e agentes da GNR e da PJ à procura da criança.









Fonte: OBSERVADOR

sábado, 8 de outubro de 2016

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa faz estudo sobre famílias com crianças ou jovens desaparecidos



A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa está a realizar um estudo que pretende compreender como é que as famílias (con)vivem no seu quotidiano com o facto de terem uma criança ou jovem desaparecido.

Com a presente investigação a equipa propõe compreender o impacto do desaparecimento de uma criança ou jovem nas famílias, que por alguma razão, seja devido a rapto, a fugas de casa ou a qualquer outro motivo, experienciam actualmente a ausência física de uma criança ou jovem.  

Quem estiver interessado em colaborar ou em conhecer melhor o trabalho aceda ao link:

Para mais informações podem contactar o investigador principal, Ana Tavares, através do seguinte endereço de e-mail: ana.af.tavares@gmail.com